Evasão Escolar

A pauta desse blog é um assunto crítico, portanto comum na sociedade brasileira. O objetivo é esclarecer o que é Evasão Escolar, as consequências e as possíveis soluções de tal abandono escolar.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Principais motivos que levam a Evasão Escolar

As causas da evasão escolar são variadas pois são diversos motivos que levam ao abandono da escolas, como: Condições socioeconômicas; Culturais, geográficas; Ensino mal aplicado através de metodologia inadequadas; Mal preparo do professor; Problemas sociais; Descaso governamental e falta de recursos para freqüência escolar, como transporte e alimentação.São essas algumas das  possíveis causas para a evasão escolar no Brasil.

Apesar de que o ensino fundamental seja obrigatório para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, sendo responsabilidade das famílias e do Estado garantir a eles uma educação, infelizmente não é isso que vemos, muitos pais  e responsáveis pelo aluno afirmam que o fato da escola fica longe de casa, falta de transporte escolar e o fato de  não ter um  adulto que leve até a escola, falta de interesse e ainda doenças, acabem sendo desculpas para a criança abandonar a escola.
Cabe a escola,   informar o Conselho Tutelar do Município sobre os casos de faltas excessivas não justificadas e de evasão escolar, para que o Conselho tome as medidas cabíveis.
A evasão escolar é um problema muito grave que assombra a educação de nosso país, mas pode ser solucionada.







Fonte:



http://www.infoescola.com/educacao/evasao-escolar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário